BUSCA:
 Mapa do Site  
 
   Arquitetura
 Técnicas Construtivas
Construções em adobe
Diversos casarões na região foram construídos com essa técnica.

ADOBE é um paralelepípedo de barro que difere do tijolo apenas por não ser cozido no forno. São compactados manualmente em formas de madeira colocados para secar a sombra e depois ao sol.

O paralelepípedo deve conter argila e areia que se juntam às fibras vegetais ou estrume de boi para dar melhor consistência. Podem ser assentados e emboçados com barro e receber reboco de cal e areia.
Construções em pedra
O casario de Lençóis foi construído através de diferentes técnicas, há principalmente o emprego do adobe ou pedra.

As construções em pedra, na maioria das vezes, abrigavam os garimpeiros. No município de Igatu existem vários exemplares em ruína.
Construções em taipa de mão
Nome que se costuma dar ao sistema construtivo em que se emprega, na confecção de paredes e muros, a terra umedecida ou molhada. Existem a taipa de pilão e a taipa de mão, de sebe ou também conhecida como de sopapo. Em resumo, a parede de taipa de pilão é conseguida comprimindo-se a terra dentro de fôrmas de madeira.

A taipa de mão, é de execução mais rápida, requer uma estrutura de madeira que é composta de esteios cravados ao chão e ligados entre si por vigas inferiores e superiores formando um sistema de sustentação.
 
Inicial  |  A Cidade  |  Arquitetura   |  Chapada Diamantina  |  Patrimônio Cultural   |  Sobre o Site
© 2008 Lençóis Patrimônio Arquitetônico. Todos os direitos reservados.